Dizem que toda ação gera uma reação, onde, por exemplo, o simples bater de asas de uma borboleta pode provocar um furacão do outro lado do mundo. Se uma simples borboleta pode provocar esse efeito, imaginem o que uma viajem no tempo pode causar.
A franquia do Exterminador do Futuro trabalha com a lógica das linhas de tempo alternativas, onde o passado/ futuro não pode ser mudado, ou seja, toda vez que alguém volta para o passado surge uma nova linha do tempo paralela a linha do tempo original (está continua intacta). Esse fenômeno é conhecido como Paradoxo Temporal, vamos perguntar ao sábio Wikipedia do que se trata:
"quando um viajante do tempo vai para o passado, sua presença perturbadora, na maioria das vezes, gera resultados logicamente impossíveis.
Um clássico exemplo é o paradoxo da causa e efeito: se o viajante altera algum evento passado com o objetivo de mudar o futuro, assim que o fizesse deixaria de existir o motivo original e consequentemente a própria viagem. O motivo da viagem é a sua causa, se ele desaparecer, a viagem, que é seu efeito, também desaparece. Os autores de ficção buscam resolver os paradoxos admitindo a coexistência de universos paralelos possibilitando que as alterações nos fatos passados possam gerar futuros alternativos." (Wikipedia)
Por exemplo, sua viagem no tempo provocou a ação da borboleta bater as asas, mas a reação do furacão vai ser vista em um outro futuro, e não aquele no qual você entrou na máquina do tempo. Vamos a um exemplo mais didático, imagine que você é mandado para o passado, mata seu próprio avô, desta forma, como você continua existindo? No futuro dessa linha temporal você nunca irá existir, mas seu avô da outra linha do tempo continua a existir, dessa forma, o seu eu que viajou para o passado também.
Vamos agora tentar entender a partir dessa lógica as diversas linhas temporais do Exterminador do Futuro, filme por filme.
1º Filme: O Exterminador do Futuro (1984)
Quem volta para o passado?
|
Qual a missão?
|
Kyle Reese
|
Proteger Sarah Connor
|
Exterminador T-800
|
Matar Sarah Connor
|
Enredo: Logo no início do filme é informado que o Juízo Final aconteceu em 1997. A resistência, liderada por John Connor, está prestas a ganhar a guerra contra as máquinas, o ano é 2029. Para evitar a vitória dos humanos, como última cartada, as máquinas enviam um Exterminador para que o John nunca venha a nascer, querem matar o mal pela raiz.
Curiosidade: Nesse filme tem um diálogo bem interessante onde a Sarah pergunta para o Kyle se ele é do futuro, ao que ele responde que é de um futuro possível.
Consequências: um braço e um chip do Exterminador T-800 é deixado como vestígio, onde passa a ser usado em pesquisas.
Kyle morre, mas antes disso acasala com a Sarah, que dá origem ao John Connor. Ou seja, se não tivesse ocorrido a viagem no tempo o John nunca teria nascido e a Skynet nunca seria criada, desta forma, esta ao se criar também criou seu principal rival ( estaríamos diante de um loop? ).
Com isso passa-se a existir a 1ª linha do temporal:
2º Filme: O Exterminador do Futuro 2: o julgamento final (1991)
Quem volta para o passado?
|
Qual a missão?
|
Exterminador T-800
|
Proteger John Connor
|
Exterminador T-1000
|
Exterminar John Connor
|
Enredo: em 1995, ocorre mais uma tentativa da Skynet de exterminar o John Connor, agora com 12 (ou 11?? Ou 10??) anos de idade. Em contrapartida, a resistência envia um modelo T-800, capturado e reprogramado para proteger John. Ao desenrolar do filme descobre-se que o chip e um braço do T-800 do 1º filme estão com a Cyberdyne, que está usando como base para criar a Skynet.
Curiosidade: a máquina do tempo foi usada um ano após a 1ª tentativa. No 1º filme foi em 2029, já no 2º em 2030. É possível saber disso por um diálogo presente entre o T-800 e o John mirin:
"Quem enviou você?"
"Foi você 35 anos no futuro"
Outros diálogos interessantes:
"É da natureza do homem se destruir" (T-800). Ele quer dizer com isso que não importa protelar o Julgamento Final, pois mais cedo ou mais tarde ele vai acontecer??
"Não há futuro se não o fizer. Não há futuro se não aquele que construímos." (Connor, Sarah) Já para Sarah nosso destino é incerto.
Consequências: John, Sarah e o Exterminador T-800 explodem a Cyberdyne, o que acaba por adiar o ano do Julgamento Final para 2004. Se não tivesse acontecido, o julgamento final ocorreria em 1997, como pode-se observar na 1ª linha temporal.
3º filme: Exterminador do Futuro 3: a rebelião das máquinas (2003)
Quem volta para o passado?
|
Qual a missão?
|
Exterminador T-850
|
Proteger John Connor
|
Exterminador T-X
|
Exterminar os líderes da resistência, inclusive John Connor
|
Enredo: anos após a destruição da Cyberdyne, John Connor vive à margem da sociedade aguardando o apocalipse, que não veio em 1997. Em 2004, Sarah Connor está morta devido a leucemia e a inteligência artificial da empresa Skynet está prestes a entrar em operação. Na tentativa de eliminar John e outros tenentes da Resistência a Skynet envia de 2032 para 2004 um novo modelo de Exterminador, o T-X. Para proteger o John a Resistência envia um T-850 reprogramado.
Observação: para mim esse é o filme mais fraco dos 5 já feitos.
Observação: para mim esse é o filme mais fraco dos 5 já feitos.
Consequências: apesar de tentar, John não consegue evitar um novo Dia do Julgamento Final, que acontece após o Departamento de Defesa dos EUA acionar a Skynet, em 2004. Desta forma, a 3ª linha temporal criada acaba por ser muito semelhante a 2ª.
Linha Temporal:
4º filme: Exterminador do Futuro: a salvação (2009)
Quem volta para o passado? ninguém. É o único filme da franquia sem viagens no tempo.
Enredo: o filme se passa no ano de 2018. "Nele John Connor encontra Kyle Reese pela 1ª vez. Além disso, é neste ano que a liderança da Resistência é morta pela Skynet, abrindo espaço para que John se torne o líder deles. Ao mesmo tempo, a mesma Skynet avança com seus experimentos para combinar a fisiologia humana com as máquinas. Wright surge como o primeiro ciborgue criado para se infiltrar na Resistência enquanto acredita que ainda é humano. Ao mesmo tempo, o primeiro T-800 é ativado."
Curiosidade: no filme existe o personagem Marcus Wright, que é metade homem metade máquina. No ano de 2003 ele foi sentenciado a pena de morte, desta forma, faz um acordo doando seu corpo para que a Cyberdyne faça pesquisas após a execução. Em algum momento do mesmo ano, o exército dos EUA encampa o programa de desenvolvimento da Cyberdyne, assumindo a Skynet.
No ano de 2004 nasce Kyle Reese.
No ano de 2004 nasce Kyle Reese.
Linha Temporal: é a mesma do 3º filme
Obs.: daqui pra semana que vem eu atualizo esse post com a linha temporal do 5º filme, o Gênesis.
Bem explicado! Eu não tinha visto esta explicação em nenhum lugar da WEB. Parabéns pelas suas resenhas! Um abraço!
ResponderExcluirGostei muito deste artigo. Concordo com tudo!
ResponderExcluirPoste sobre a decepção do 5º filme. A linha temporal é boa, mas o enredo é ruim demais...
ResponderExcluirCadê o filme 5 e 6
ResponderExcluir